segunda-feira, 26 de setembro de 2016

COLUNA DO MAGNO MARTINS FALA DE TUDO... MENOS DE SÃO LOURENÇO DA MATA. POR QUE SERÁ????

Estamos reproduzindo abaixo a coluna do Blogueiro Magno Martins que não faz uma única referencia a São Lourenço da Mata. Uma pergunta não quer calar: Seria diferente se Gino Albanez estivesse a frente nas pesquisas???



Coluna da segunda-feira

       No olho mecânico

Pesquisas do Instituto Opinião identificaram eleições que serão disputadas no voto a voto, num clima de tensão e emoção para os candidatos, aliados e a população. Floresta, no Sertão de Itaparica, é uma delas. Ali, Obadias Novaes (PSD) e Ricardo Ferraz (PRP) voltam aos velhos e tradicionais clássicos entre as famílias Novaes e Ferraz.
Segundo o levantamento de intenção de voto, apenas um ponto separam um candidato do outro. Na estimulada é que Obadias quem, numericamente, está à frente com um ponto. Na espontânea, ocorre o inverso, ou seja, é Ricardo quem aparece com um ponto à frente. Haja coração! Carpina, na Zona da Mata Norte, também promete muita emoção.

 Ali, Joaquim Lapa, do PTB, aparece com apenas três pontos separado de Manoel Botafogo, do PDT, mas a disputa tem um detalhe que chama a atenção: o pedetista tem um parente que o atrapalha. Trata-se de Júnior Botafogo, do PSD, sobrinho de Manoel, cujos 3,4 pontos percentuais podem tirar a vitória do tio, beneficiando Lapa, que tem o apoio do senador Armando Monteiro e do deputado federal Ricardo Teobaldo.
Vitória de Santo Antão, também na Zona da Mata, está inserida no mesmo patamar de disputa sem previsão do que sairá das urnas no próximo domingo. Medem forças as tradicionais forças políticas que brigam pelo poder por mais de 50 anos: os grupos de Aglailson e do prefeito Elias Lira. Paulo Roberto, do PSD, aparece, numericamente, com três pontos de diferença, à frente de Aglailson Júnior, mas como a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, a tendência é de uma apuração voto a voto.
Floresta, Carpina e Vitória de Santo, portanto, são eleições do imponderável, a não ser que ocorram fatos ao longo desta semana que possam beneficiar um ou outro candidato, mexendo nos cenários levantados pelo Instituto Opinião. Como toda eleição tem o chamado fator surpresa, tudo pode acontecer. Se não, ganhará o candidato que organizar a melhor logística para o dia do pleito.
MUNICÍPIOS SEM DISPUTA– Num outro patamar, em que os cenários apontam para eleições já definidas se encontram Garanhuns, com a reeleição do prefeito Izaías Régis (PTB), Palmares, onde Altair Júnior, do PMDB, abriu uma frente de 33 pontos e Ouricuri, município que terá a volta do prefeito Ricardo Ramos (PSDB), também com 33 pontos de vantagem sobre o prefeito. Outro município de eleição resolvida é Ribeirão, na Zona da Mata. Ali, Marcelo Maranhão, do PSB, é quase unanimidade. Tem 64 pontos de vantagem em relação ao adversário Bau, do PSD. Serra Talhada, com a reeleição de Luciano Duque (PT) e Agrestina, com a reeleição de Thiago Nunes, do PMDB, complementam este quadro que somente será alterado se houve uma hecatombe.
O melhor ministro – 
Dos ministros de Michel Temer, o pernambucano Mendonça Filho é o que tem gerado mais notícias positivas para o Governo. A revista Veja desta semana traz como matéria de capa a revolução no ensino médio, produto de plano criado por Mendonça e lançado na semana passada por Temer como um verdadeiro gol de placa. A publicação destaca como uma reviravolta no falido modelo que vigora no Brasil. Diz que, bem aproveita, pode ser uma chance de tornar a escola mais flexível, atraente e capaz de preparar os jovens para o concorrido jogo global.

Gravatá depende do TRE– Dependendo do que o Tribunal Regional Eleitoral decidir, Gravatá é outro caso de eleição definida. Ali, o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) abriu 37 pontos de vantagem em relação ao candidato do PSB, João Paulo, e só perde a eleição se não conseguir resolver uma pendenga judicial que está nas mãos agora do plenário do TRE. Em Vertentes, o tucano Romero Leal, com uma vantagem de 37 pontos sobre o seu principal adversário, já carimbou, também, o seu passaporte para voltar à Prefeitura.
Efeito zero– A ida de Lula a Fortaleza, para participar de atos de campanha na semana passada, não serviu para ajudar a candidata do PT à Prefeitura da capital cearense, a deputada federal Luizianne Lins, a melhorar seu lugar na disputa eleitoral. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, de sábado passado, Luizianne se manteve estável, no terceiro lugar, oscilando de 16% para 15%. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), manteve a liderança, oscilando de 32% para 34%. O único a crescer nas intenções de voto, segundo a pesquisa, foi o deputado estadual Capitão Wagner (PR), que passou de 24% para 28%.
O fenômeno Lula Cabral 
Na Região Metropolitana do Recife, o candidato do PSB, Lula Cabral, também já pode preparar a festa da vitória, a quarta derrota que deve impor ao grupo do atual prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), ex-prefeito do município, onde lançou o filho Betinho Gomes, também tucano, que está atrás 24 pontos do socialista, segundo a última pesquisa do Ibope. Se prevalecer essa frente, Lula terá a mais expressiva vitória entre todos os municípios da Região Metropolitana.


CURTAS
EM CAMARAGIBE– O governador Paulo Câmara (PSB) foi, ontem, reforçar o palanque do prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre (PSDB), participando de um verdadeiro arrastão. Saiu de lá convencido de que o tucano ganhará a eleição, derrotando o trabalhista Demóstenes Meira. “O clima de rua e a animação da cidade indicam que Jorge será reeleito. Depois de tudo que vi aqui não tenho dúvida da reeleição de Jorge”, disse Câmara.
DEBATE– Na última semana de campanha, as atenções no Recife se voltam agora para o debate que a TV-Globo fará entre os candidatos a prefeito na próxima sexta-feira. Segundo analistas e marqueteiros pode até ser decisivo para resolver a eleição no primeiro, dependendo do desempenho do prefeito Geraldo Júlio, que está a um passo de resolver a fatura num único turno.
Perguntar não ofende: Se em Caruaru o adversário de Tony Gel no segundo turno for o delegado Erick Lessa, como parece uma tendência, quem Raquel Lyra e Jorge Gomes vão apoiar?

Um comentário:

  1. Simples: Magno é do esquema do prefeito Gino Albanez. Como Bruno abriu 14 pontos, nem palácio, nem Magno Martins e ninguém publica. A própria equipe do prefeito já considera irreversível a situação. A gang dançou. Labanca lava a jato morreu. A mudança chegou.

    ResponderExcluir