terça-feira, 23 de agosto de 2016

CONCURSO PÚBLICO DA CÂMARA DE VEREADORES NÃO PASSOU DE UM GRANDE ENGODO.

QUEM FORAM OS EMPOSSADOS?

Exibindo CONCURSO PUBLICO CAMARA DE VEREADORES MAGNO DANTAS.jpg

Exibindo CONCURSO PUBLICO CAMARA DE VEREADORES VII.jpg


Câmara de São Lourenço se compromete a abrir concurso público até agosto

Depois de ver o ex-presidente da Casa Jair Pereira, José Leopoldo (PSB) receber determinação de realização de concurso público, não obedecer e receber multa de 3 mil reais, cabe a população fiscalizar e exigir que a legalidade se restabeleça no legislativo. 

MPPE

 O presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata (Mata Norte), Celso Luiz dos Santos, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a abrir concurso público para provimento de cargos efetivos da casa legislativa até 30 de agosto.


Segundo o promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, embora a lei municipal nº 2.243/2009 tenha criado cargos efetivos na estrutura administrativa da Câmara de Vereadores, o preenchimento desses cargos vem sendo feito por meio de contratações temporárias, em desrespeito aos princípios da administração pública e burlando a exigência do concurso público.

A fim de garantir a realização do concurso público e a ocupação efetiva dos cargos por servidores, o presidente da Câmara deve adotar as medidas necessárias para promover a organização e estruturação das carreiras legislativas. Dessa maneira, os cargos iniciais serão preenchidos pelos aprovados em concurso público e os demais, na medida em que ocorrerem promoções.

“O interesse público está sendo ferido pelo fato da inexistência de servidores concursados, o que compromete o controle de gestão do erário diante da ausência de assessoramentos seguros, independentes e capazes de resguardar o patrimônio público municipal”, justificou o promotor.

Além do prejuízo aos munícipes, já que a manutenção de servidores temporários impede a continuidade de prestação de serviço essencial, a não realização de concurso público fere a Convenção Americana de Direitos Humanos, que estabelece que todo cidadão tem direito a ter acesso, em condições de igualdade, às funções públicas de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário