sábado, 11 de junho de 2016

Mídia golpista também não mostra grupo que pede a saída de Temer em ato no Recife

Ato começou na Praça do Derby e foi encerrado na Praça da Independência


Atos contra o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) ocorreram nesta sexta-feira (10) em pelo menos 17 estados do país. Os atos em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins foram convocados pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo, movimentos sociais, organizações populares e partidos de esquerda.
No Recife, os manifestantes se concentraram na Praça do Derby, , que no início do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) abrigou um acampamento de resistência. 

A mobilização foi realizada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo, movimentos sociais, organizações populares e partidos de esquerda. Com camisas, bandeiras e cartazes com dizerem como "fora temer" e "volta querida", eles seguem em caminhada pela avenida Conde da Boa Vista, na área central no Recife. O fim do ato ocorreu na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.

De acordo com um dos organizadores, o presidente da Central Única dos Trabalhadorees de Pernambuco, Carlos Veras, aproximadamente 30 mil pessoas estiveram no ato. Entre os políticos presentes, o senador Humberto Costa (PT), os deputados Teresa Leitão (PT) e Edilson Silva (PSOL) e a vereadora do Recife Marília Arraes (PT). Além de PT e PSOL, há representantes de PDT e PCdoB.

Marília Arraes comentou que a sua participação no ato não é só contra Temer como também quanto ao "retrocesso das políticas sociais". Segundo Edilson Silva, as conversas entre o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, com lideranças do PMDB acabou mostrando que o processo do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) é um golpe.
No caminho, várias manifestações favoráveis ao protesto são observadas. Alguns motoristas, que passam pelo ato, buzinam em concordância. Os manifestantes ocupam apenas um dos lados da avenida. O bloco carnavalesco Eu Acho é Pouco também marca presença no ato, com o seu famoso dragão.Presente no ato, o senador Humberto Costa (PT) ressaltou a importância do ato, que ocorre no Recife e em mais de 30 cidades brasileiras. De acordo com o petista, as manifestações visam retomar a “mobilização contra o golpe”.
“Diferentemente do que muita gente pensa, é perfeitamente possível nós conseguirmos no Senado o conjunto de senadores que podem votar contra o impedimento. E isso depende de uma grande mobilização social. Hoje, estamos marcando o início dessa mobilização que deve se concluir em setembro, quando a mobilização definitiva deve acontecer. Com o povo na rua, o impeachment não passa”, avaliou.

Um pequeno tumulto ocorreu acabou ocorrendo no percurso. Durante a caminhada, os manifestantes foram vaiados por um homem que estava em frente a um tradicional restaurante na Avenida Conde da Boa Vista. Os protestantes revidaram os insultos e trocaram xingamentos com a pessoa, que aparentava ter 30 anos. Ele acabou sendo levado para dentro do restaurante e o grupo se dispersou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário