Em ao menos duas ocasiões jatinhos fretados pelo Governo de Pernambuco foram utilizados para o transporte exclusivo de deputados do Estado e seus familiares, de acordo com matéria publicada neste sábado pela Folha de S. Paulo. As duas viagens aconteceram em 2011 e 2012 e aparecem em notas fiscais e relatórios do governo aos quais a publicação teve acesso.

Com a morte do ex-deputado José Mendonça, o governo de Eduardo Campos (PSB) ofereceu duas aeronaves aos deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Augusto Coutinho (SDD), que são filho e genro do ex-congressista, respectivamente. Bancados pela administração estadual, os jatinhos levaram o corpo de José Mendonça e seus familiares de São Paulo para o Recife. A primeira situação, que ocorreu em abril de 2011.
De acordo com a publicação, o aluguel de uma das aeronaves custou R$ 68 mil, segundo a nota fiscal. O outro comprovante de locação do segundo jatinho estava ilegível na nota.
O outro caso de uso de avião fretado pelo Estado envolve o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT). Por R$ 80 mil, o pedetista foi levado de São Paulo a Pernambuco após fazer cirurgia cardíaca na capital paulista. Isso aconteceu em 25 de dezembro do ano passado